Notícias

06 Junho 2019

SIIA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - JULHO

Engenheiros, acadêmicos, pensadores e representantes das entidades da Engenharia irão discutir e propor soluções para os impactos causados pela Inteligência Artificial na força de trabalho humana, no "Seminário Internacional de Inteligência artificial (SIIA)- e suas implicações no mundo do trabalho." Organizado pelo Sindicato de Engenheiros (Senge-MG), o seminário acontece nos dias 10 e 11 de julho, no Crea Minas.

A ideia de se realizar o seminário, segundo o Presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, tem o intuito de pensar e propor soluções para essa realidade em que a inclusão da tecnologia de Inteligência Artificial (I.A) afeta não somente os engenheiros, mas à humanidade em geral. “Trata-se de oportunidade única de debater e discutir a Indústria 4.0 e as tecnologias de Inteligência Artificial por um viés diferenciado, que não privilegie apenas as vantagens materiais objetivas e imediatas dessas tecnologias, mas que proponha colocar no centro do debate a participação do ser humano (enquanto profissional) como agente e não objeto do processo”, explica Raul Otávio. Ele ainda completa. “O assunto tem sido discutido sob a ótica da "novidade", da "modernidade" e do "avanço tecnológico", e pouca ou quase nenhuma atenção tem sido dada ao papel da força de trabalho humana nesse novo cenário. Será totalmente ou parcialmente substituída? Passará a ser obsoleta? Existe espaço para coexistência entre máquinas e humanos, cada qual com suas tarefas específicas?”

Associado em dia do Senge-MG e sócio-aspirante possuem desconto especial no ingresso. Basta utilizar o CPF cadastrado no SENGE como CÓDIGO PROMOCIONAL para o direcionamento do ingresso. Faça sua inscrição AQUI.

Entidades da Engenharia se unem para propor soluções

O evento foi criado por iniciativa do Senge Minas Gerais e conta com o apoio institucional das mais representativas entidades da Engenharia no Brasil - o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), a Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), a Mútua Nacional e também os parceiros institucionais no estado – CREA-MG e Sicoob Engecred-MG. Além desses, diversos outros patrocinadores.

Todas essas entidades reunidas, e considerando o universo de engenheiros que representam, buscarão no momento do seminário, junto aos participantes, estabelecer diretrizes de ação que visem sintetizar, de maneira harmoniosa, todos interesses envolvidos nesse processo histórico - Indústria 4.0 - que estamos vivenciando. Será a contribuição da Engenharia Nacional para a definição de novos paradigmas que atendam a todos os âmbitos- profissionais, empresas, poder público e sociedade.

São esperadas cerca de 400 pessoas, entre engenheiros (as), pesquisadores, acadêmicos, estudantes, representantes de entidades de Engenharia e demais interessados no assunto.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Dia 10 de Julho

07h30  às 08h10 - Credenciamento

08h10  às 08h40 - Abertura Oficial

  • Raul Otávio Pereira - SENGE-MG
  • Joel Kruger - CONFEA
  • Lúcio Fernando Borges - CREA-MG
  • Paulo Roberto Guimarães - MÚTUA
  • Murilo Celso Pinheiro - FNE
  • Clovis Nascimento - FISENGE

08h40  às 10h40 - Painel 1 (Debate): Industria 4.0: Origens, Exemplos, a Tecnologia e uma abordagem sociológica das transformações no mundo do trabalho.

  • Thomas Hagenhofer (Alemanha) - Cientista da Informação e membro do Sindicato ver.di
  • François Vatin (França) - Professor da Université Paris Nanterre
  • Agamenon Oliveira (Brasil) - Professor UFRJ - FISENGE

10h40  às 12h40 - Painel 2 (Debate): A Legislação geral, as  convenções coletivas e os princípios éticos existente e necessários ao surgimento de novos paradigmas de trabalho.

  • Alex Hogback (Suiça) - UNI Global Union
  • Laurent Mahieu (França) – CFDT CADRES (Via skype)
  • Virgilio Augusto Fernandes Almeida (Brasil) Professor UFMG

14h15  às 15h00 - Palestra - WIPTECH – Plataforma de negocios para profissionais

15h00 às 17h00 - Palestra – Os Impactos da inteligência artificial na transformação digital  – Professor Nivio Ziviani (Brasil) - Professor UFMG

17h00 - Encerramento

 

Dia 11 de Julho

07h30  às 08h00 - Credenciamento  Água e Café

08h00  às 09h00 - Concurso Universitário - Hackathon

09h00  às 11h00 - Painel 3 (Debate): O papel  da Academia: Novos currículos ou novas profissões: perspectivas e premissas para novas carreiras.

  • Dirk Ameel (Bélgica) - Consultor e treinador de carreiras
  • François Vatin (França) - Professor da Université Paris Nanterre
  • Luis Henrique Santos (Brasil) - Professor PUC Minas.

11h00  às 13h00 - Painel 4 Debate) : Expectativas Futuras no mercado de trabalho e na sociedade durante e após a consolidação da industria:

  • Franca Salis-Madinier (França) - Conselheira do CFDT CADRES (via skype)
  • Rodrigo Ribeiro (Brasil) Professor UFMG
  • Francisco de P. A. Lima (Brasil) - UFMG

15h00  às 17h00 - Mini Cursos VAGAS LIMITADAS

Sala 1: 

  • Processamento de Dados Massivos (Big – Data) com Spark (Básico em Big-data) Dorgival Olavo Guedes Neto -  UFMG.

Sala 3:

  • Programando a Internet das Coisas (Básico em IOT) Daniel Fernandes Macedo – UFMG

Sala 5:

  • Justiça, Transparência e responsabilidade em mineração de dados (Básico em analise de dados) - Wagner Meira Junior - UFMG

Sala 6:

  • Apertem os cintos... o motorista sumiu! (Robótica móvel com foco em carros autônomos) - Douglas Guimarães Macharet - UFMG

Sala 7:

  • Entendendo Sociedades a partir de Mídias Sociais – Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo - UFMG

17h00  - Encerramento

 

Fonte:  Senge-MG

INSCRIÇÕES: https://www.centraldoseventos.com.br/events/show/siia-seminario-internacional-de-inteligencia-artificial

Veja também