Quem somos - Institucional

Fundado em 1984, o Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (SENGE-SE), visa defender e valorizar os profissionais engenheiros em todas as categorias e ramificações da área no Estado. Reconhecido pelo Ministério do Trabalho como entidade sindical de 1° grau em 22 de janeiro de 1985, a entidade tem a data como um marco em sua história de luta e defesa pelos direitos trabalhistas bem como a melhores condições para os profissionais filiados à entidade. 

Inicialmente instalado no Edifício Oviêdo Teixeira, no centro da capital sergipana, em seguida passou a ocupar uma das salas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE). Desde 2006 está instalado em sede própria na Rua Siriri, número 1145, próximo à praça da Bandeira. 

Em sua trajetória o SENGE-SE tem diversas lutas que consagram sua história na busca por melhorias e benefícios para os profissionais da área, além de congregar e representar profissionais de arquitetura, agronomia, geologia, geografia, química e outras profissões similares ou conexas de nível superior que possuam registro no sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE), e trabalhem com ou sem vínculo empregatício na base territorial de Sergipe, visando a melhoria das condições de trabalho e vida de seus representados. 

CONSTRUINDO HISTÓRIA 

Ao longo de sua história o Sindicato dos Engenheiros de Sergipe já protagonizou diversos eventos importantes para o desenvolvimento do Estado, dentre eles destacam-se a greve dos Trabalhadores da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), que foi liderada pelo então Presidente do Sindicato, Eng. Ismael Silva, em 1987. Participação no Fórum Social Mundial, Semanas da Engenharia e marchas da Central Única de Trabalhadores, além da promoção de cursos, palestras e outros eventos de capacitação e qualificação profissional. 

Realizou eventos importantes como o VI Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros - CONSENGE em junho de 2002, reunindo mais de 400 profissionais de todo país. Em 2014 o evento Preparatório para o 10º Consenge reuniu dezenas de profissionais e estudantes sergipanos para debater e angariar propostas para o Congresso em nível nacional.