25 Novembro 2022

Combate à violência de gênero no trabalho é tema de campanha de engenheiras

Nesta sexta-feira (25/11), foi lançada a campanha de combate à violência de gênero no trabalho pelo Coletivo de Mulheres da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros). Composta por três ilustrações da artista Bruna Leão, a campanha tem o objetivo de ar sobre casos de violência no mundo do trabalho. “A violência contra a mulher tem muitas formas de manifestações, desde física, psicológica, patrimonial e simbólica; e ocorre com frequência entre colegas e chefes. Queremos ar aos sindicatos e aos profissionais sobre a importância de campanhas pedagógicas no ambiente de trabalho bem como protocolos de acolhimento às mulheres vítimas de violências nesses espaços”, afirmou a engenheira e diretora da mulher da Fisenge, Virginia Brandão, que ainda a as mulheres a buscarem os sindicatos para acompanharem as denúncias.

As ilustrações trazem cenas como vazamento de “nudes” (fotos íntimas de mulheres) e que já conta com a lei nº 12.737/2012, mais conhecida como ‘Lei Carolina Dieckmann’, que pune “delitos ou crimes informáticos”; ou a constante afirmação de que a mulher está de TPM quando diverge de alguma opinião; ou sempre ser incumbida das tarefas menos gratificantes dentro de um grupo.