Notícias

20 Novembro 2020

Coletivo de Engenheiros(as) Negros(as) André Rebouças: um breve chamado aos profissionais para refletir o 20 de novembro

Nesse dia 20 de novembro, comemoramos mais um Dia Nacional da Consciência Negra. A data lembra os 325 anos da morte de Zumbi dos Palmares, considerado um símbolo de resistência e luta do povo negro brasileiro. E é também nesse dia que o povo negro é chamado à reflexão sobre a questão racial e o enfrentamento do racismo no Brasil e no mundo.

É justamente nesse 20 de novembro que o Coletivo de Engenheiros e Engenheiras Negros “André Rebouças” do Senge-SE chama os profissionais negros(as) para refletirem sobre o seu “ser“ e o seu “estar” negro na engenharia. Ao mesmo tempo, parabenizamos e homenageamos todos os 18,6% dos engenheiros negros do sistema Confea/Crea pela contribuição por meio do desenvolvimento da profissão e do progresso do país, apesar da população negra (pretos e pardos) contribuir com mais de 52% do total da população brasileira.

Outrossim, uma verdadeira homenagem aos engenheiros e engenheiras negras só ocorrerá quando a questão racial começar a ser contemplada no âmbito do sistema Confea/Creas, pois não se vislumbra uma engenharia soberana sem a construção do debate da implantação da verdadeira e plena democracia racial e invizibilizando a questão racial que provoca perdas de muitas mentes e profissionais brilhantes.

Aos engenheiros e engenheiras negras e engenheiros antirracistas: um 20 de novembro de intensa reflexão. Por Zumbi dos Palmares! Por André Rebouças! Por Enedina Alves Marques! Por todos os 18,6% de engenheiros negros do sistema e por todos os negros que tiveram negada a possibilidade de se tornarem engenheiros devido ao racismo estrutural e institucional.

Por Valdir Zacarias Pimentel
Engenheiro químico e de segurança do trabalho e coordenador do Coletivo de Engenheiros(as) Negros(as) André Rebouças do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe

Fonte: https://fisenge.org.br/

Veja também