12 Junho 2024

CURSO PRESENCIAL FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

Data: 18, 19 e 20/07/2024 - Quinta, Sexta e Sábado. Quinta das: 18h às 22h e Sexta
Sábado: 8h às 12h e das 14h ás 18h (Carga horária: 20h).

OBJETIVO DO CURSO:

Capacitar o Engenheiro, Arquiteto técnico e estudante que trabalhem na área de fiscalização de obras públicas, na confecção de planilhas medições, reajuste, aditivos e relatórios técnicos de fiscalização.

PROGRAMA DO CURSO:

• Conceito e Histórico de Fiscalização de obra Publica
• Importância do Planejamento para uma Boa Fiscalização;
• Direito de Deveres do Engenheiro ou Arquiteto Fiscal de Obra Pública;
• Cláusulas Contratual e Nova Legislação de Licitação (lei 14.133/2021);
• Documentos de Fiscalização
• Aditivos Contratuais, (prazo de execução, prazo do contrato, valor);
• Reajuste Contratual (Apostilamento do Contrato);
• Medições, Relatório Fotográficos, Livro de Ordem;
• Noções para elaborar a Planilha Orçamentaria e todos os documentos do Projeto Executivo;
• Modelo de Fiscalização da CGU.

JUSTIFICATIVA:

A Excelência dos trabalhos técnicos não seria atingida sem o devido processo de fiscalização. A fiscalização tem por finalidade o acompanhamento efetivo de todos os trabalhos técnicos, desde os trabalhos de consultoria até a execução de obras d´artes.

Exigência nos processos públicos e já há e muito utilizada nos processos privados, também é utilizada para a
otimização dos processos construtivos e a maximização dos lucros, garantidos pelo atendimento aos prazos e qualidade dos serviços.

As medições são ferramentas de suma importância, pois demonstram o cumprimento dos prazos, a adequação aos desembolsos financeiros e a tomada de decisões estratégicas.

METODOLOGIA:

Aula teórica sobre os principais conteúdos de fiscalização de obras públicas; Manual em PDF, aulas em PDF, Leis referente à fiscalização (Lei 8.666/93) e nova lei de Licitação 14.133 /2021.

PUBLICO ALVO:

Engenheiros, Arquitetos, Técnicos, Estudantes e Profissionais da Área da Construção Civil.

INSTRUTOR DO CURSO:

BRAULIO DOS SANTOS LEITE, Engenheiro Civil, pós-graduado pela Faculdade Pio Decimo em Engenharia de Segurança do Trabalho. Experiência em execução de obras públicas em todo o estado de Sergipe. Experiência em orçamentos, execução, gerenciamento e manutenção predial de obras municipais. Experiência em orçamentos de obras públicas de saneamento básico e construção civil. Trabalhou em diversas Prefeituras de Sergipe como orçamentista de obras públicas e Engenheiro Civil. Foi professor Faculdade Pio Décimo das disciplinas da área de Planejamento e Materiais de Construção o curso de engenharia civil. Trabalha hoje como Coordenador de Obra na Prefeitura Municipal de Socorro e único engenheiro que trabalhou dentro da setor de Licitação na Prefeitura Municipal de Lagarto.

EQUIPAMENTO UTILIZADO NO CURSO:

Notebook;
Mesa digitalizadora;
Projetor.

INFORMAÇÕES GERAIS:

O curso será realizado na sede do SENGE-SE (Rua Siriri, 1145, centro, Aracaju-SE)

VALOR DA INSCRIÇÃO COM PROMOÇÃO:

• Profissional, Estudante e Técnico não filiado ao SENGE R$ 250,00
  • Profissional filiado em dia com a Contribuição Social de 2024 R$ 100,00

INSCRIÇÃO:

A inscrição será feita da seguinte forma: O interessado preencha a ficha de inscrição e envie para o Sindicato, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o e-mail: sengese@sengese.org.br.

O pagamento será via PIX ou Cartão de Crédito. PIX: CNPJ: 13360961000159
Informamos que o sindicato não fornece Nota Fiscal, somente Recibo.

Maiores informações: Fone: (79) 3259-3013 Zap (79) 99833-3351

Realização: SENGE-SE - Apoio: MÚTUA