06 Março 2024

CURSO PRÁTICO DE ORSE PARA LICITAÇÃO

Data: 06 e 07/04/2024 (Sábado e Domingo)

Das:  8h às 12h e 14h às 18h

OBJETIVO DO CURSO:

Capacitar na operacionalização do Software ORSE, na confecção de planilhas orçamentárias e seus subprodutos

PROGRAMA DO CURSO:

Orçamento – Conceitos e utilizações
Cadastro de empreendedor
Cadastro de fonte
Cadastro de índice
Cadastro de usuários
Insumos – conceitos, cadastro, visualização e alteração
Preços de insumos
Serviços – conceitos
Composições de custos unitários
Serviços – cadastro, visualização e alteração
Planilha Orçamentária – conceitos, estrutura e navegação
Elaboração de orçamentos
Cálculo de planilhas de custo e de venda
BDI – conceitos e aplicações
Encargos sociais – conceitos e aplicações
Relatórios – impressões
Cálculo de composições
Atualização da base de dados
Exportação da base de dados
Elaboração de Orçamento para Órgão Publica
Elaboração de Orçamento para participação de Licitação
Noção da Lei 8.666/93 para proposta de preço

JUSTIFICATIVA:

O Software ORSE - Orçamento de Obras de Sergipe é um programa completo, dotado de características e funcionalidades, utilizado na confecção de planilhas de orçamento para a construção civil. Atualmente o banco de dados conta com 14907 insumos e 15846 composições de preços unitários, devidamente categorizados, sendo atualizado mensalmente pela CEHOP. O sistema continua sendo disponibilizado de forma gratuita, propiciando o acesso fácil e rápido das informações a toda a comunidade técnica, empresarial, científica e órgãos de fiscalização e controle. A confecção de planilhas de orçamento é indispensável para o âmbito civil, hoje uma das áreas mais promissoras de desenvolvimento. O programa conta com uma grande biblioteca de textos em PDF com especificações de serviços, com definição, método executivo, critérios de controle e critérios de medição e pagamento, sendo de muita utilidade para o profissional. O sistema é disponibilizado de forma gratuita, propiciando o acesso fácil e rápido.

METODOLOGIA:

Aula teórica sobre os principais conteúdos do software e prática na elaboração de orçamentos; Manual em PDF, aulas em PDF, Leis referente à Proposta de Preço (Lei 8.666/93), fornecido de forma digital para os participantes

PUBLICO ALVO:

Engenheiros, Arquitetos, Técnicos, Estudantes e Profissionais da Área da Construção Civil.

INSTRUTOR DO CURSO:

BRAULIO DOS SANTOS LEITE, Engenheiro Civil, pós-graduado pela Faculdade Pio Decimo em Engenharia de Segurança do Trabalho. Experiência em execução de obras públicas em todo o estado de Sergipe. Experiência em orçamentos, execução, gerenciamento e manutenção predial de obras municipais. Experiência em orçamentos de obras públicas de saneamento básico e construção civil. Trabalhou em diversas Prefeituras de Sergipe como orçamentista de obras públicas e Engenheiro Civil. Foi professor Faculdade Pio Décimo das disciplinas da área de Planejamento e Materiais de Construção o curso de engenharia civil. Trabalha hoje como Coordenador de Obra na Prefeitura Municipal de Socorro e único engenheiro que trabalhou dentro da setor de Licitação na Prefeitura Municipal de Lagarto.

EQUIPAMENTO UTILIZADO NO CURSO:

Notebook;
Mesa digitalizadora;
Projetor.

Obs.: O aluno deverá trazer para o curso, computador Notebook, com o programa ORSE instalado para o curso.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Local de Realização do Curso: Sede do SENGE-SE

Vagas Limitadas: 10 alunos.

VALOR DA INSCRIÇÃO COM PROMOÇÃO:

• Profissional, Estudante e Técnico não filiado ao SENGE R$ 350,00
  • Profissional filiado em dia com a Contribuição Social de 2024 R$ 250,00
  • Estudante filiado ao SENGE em dia com a Contribuição Social de 2024 R$ 200,00

INSCRIÇÃO:

A inscrição será feita da seguinte forma: O interessado preencha a ficha de inscrição e envie para o Sindicato, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o e-mail: sengese@sengese.org.br.

O pagamento será via Transferência bancaria, Pix e Cartão de Crédito.

Pix: CNPJ:  13360961000159

Transferência Bancária:CEF: Conta Corrente: 1237-4, Agência:  0059, Op.: 03

Cartão de Crédito: Até 03 parcelas na sede do sindicato

Informamos que o Sindicato não fornece Nota Fiscal, somente Recibo.

Maiores informações: Fone: (79) 3259-3013 Zap (79) 99833-3351

Realização: SENGE-SE - Apoio: MÚTUA - FISENGE