13 Outubro 2021

Curso Prático ORSE PARA LICITAÇÃO

OBJETIVO DO CURSO:

Capacitar na operacionalização do Software ORSE, na confecção de planilhas orçamentárias e seus subprodutos.

PROGRAMA DO CURSO:

• Orçamento – Conceitos e utilizações
  • Cadastro de empreendedor
  • Cadastro de fonte
  • Cadastro de índice
  • Cadastro de usuários
  • Insumos – conceitos, cadastro, visualização e alteração
  • Preços de insumos
  • Serviços – conceitos
  • Composições de custos unitários
  • Serviços – cadastro, visualização e alteração
  • Planilha Orçamentária – conceitos, estrutura e navegação
  • Elaboração de orçamentos
  • Cálculo de planilhas de custo e de venda
  • BDI – conceitos e aplicações
  • Encargos sociais – conceitos e aplicações
  • Relatórios – impressões
  • Cálculo de composições
  • Atualização da base de dados
  • Exportação da base de dados
  • Elaboração de Orçamento para Órgão Publica
  • Elaboração de Orçamento para participação de Licitação
  • Noção da Lei 8.666/93 para proposta de preço

JUSTIFICATIVA:

O Software ORSE - Orçamento de Obras de Sergipe é um programa completo, dotado de características e funcionalidades, utilizado na confecção de planilhas de orçamento para a construção civil. Atualmente o banco de dados conta com 14907 insumos e 15846 composições de preços unitários, devidamente categorizados, sendo atualizado mensalmente pela CEHOP. O sistema continua sendo disponibilizado de forma gratuita, propiciando o acesso fácil e rápido das informações a toda a comunidade técnica, empresarial, científica e órgãos de fiscalização e controle. A confecção de planilhas de orçamento é indispensável para o âmbito civil, hoje uma das áreas mais promissoras de desenvolvimento. O programa conta com uma grande biblioteca de textos em PDF com especificações de serviços, com definição, método executivo, critérios de controle e critérios de medição e pagamento, sendo de muita utilidade para o profissional. O sistema é disponibilizado de forma gratuita, propiciando o acesso fácil e rápido das informações a toda a comunidade técnica, empresarial, científica e órgãos de fiscalização e controle.

METODOLOGIA:

Aula teórica sobre os principais conteúdos do software e prática na elaboração de orçamentos; Manual em PDF, aulas em PDF, Leis referente à Proposta de Preço (Lei 8.666/93), fornecido de forma digital para os participantes.

PUBLICO ALVO:

Engenheiros, Arquitetos, Técnicos, Estudantes e Profissionais da Área da Construção Civil.

INSTRUTOR DO CURSO:

BRAULIO DOS SANTOS LEITE, Engenheiro Civil, pós-graduado pela Faculdade Pio Decimo em Engenharia de Segurança do Trabalho. Experiência em execução de obras públicas em todo o estado de Sergipe. Experiência em orçamentos, execução, gerenciamento e manutenção predial de obras municipais. Experiência em orçamentos de obras públicas de saneamento básico e construção civil. Trabalhou em diversas Prefeituras de Sergipe como orçamentista de obras públicas e Engenheiro Civil. Foi professor Faculdade Pio Décimo das disciplinas da área de Planejamento e Materiais de Construção o curso de engenharia civil. Trabalha hoje como Coordenador de Obra na Prefeitura Municipal de Socorro e único engenheiro que trabalhou dentro da setor de Licitação na Prefeitura Municipal de Lagarto.

EQUIPAMENTO UTILIZADO NO CURSO:

• Notebook;
  • Mesa digitalizadora;
  • Projetor.

Obs.: O aluno deverá trazer para o curso, computador Notebook, com o programa ORSE instalado.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Local de Realização do Curso: Sede do SENGE-SE

Vagas Limitadas: 10 alunos.

VALOR DA INSCRIÇÃO COM PROMOÇÃO:

•  Profissional, Estudante e Técnico não filiado ao SENGE R$ 250,00
  •  Profissional filiado em dia com a Contribuição Social de 2021 R$ 180,00
  •  Estudante filiado ao SENGE em dia com a Contribuição Social de 2021 R$ 130,00

INSCRIÇÃO:

A inscrição será feita da seguinte forma: O interessado preencha a ficha de inscrição e envie para o Sindicato, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o e-mail: sengese@sengese.org.br.

O pagamento será via transferência bancaria em nome do SENGE-SE, CNPJ: 13360961/0001-59, em uma das contas abaixo

BANCOS:  CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: Conta Corrente: 1237-4, Agência:  0059, Operação: 03

BANESE: Conta Corrente: 100788-4, Agencia:  0043, Operação: 03.

Também poderá ser paga com cartão de crédito na sede do Sindicato em até 03 parcelas.

Informamos que o Sindicato não fornece Nota Fiscal, somente Recibo.

Maiores informações: Fone: (79) 3259-3013 Zap (79) 99833-3351 ou sengese@sengese.org.br

Realização: SENGE-SE - Apoio: MÚTUA - FISENGE

SERÁ FORNECIDO CERTIFICADO.